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BCAA

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BCAA PARA QUE SERVE

BCAA são aminoácidos de cadeia ramificada “Branch Chain Amino Acids” e são formadas por 3 aminoácidos essenciais os quais não são produzidos pelo organismo sendo eles:

 

L-VALINA: Faz parte do grupo dos nove aminoácidos essenciais não produzidos pelo organismo de forma natural, porém deve ser obtido por outras fontes de alimentação e suplementação. A Valina constitui cerca de 70% das proteínas presentes no corpo humano, ajudando na hipertrofia muscular.

Essencial para a manutenção da saúde do corpo, pois acelera o metabolismo e crescimento muscular e controla o nível de nitrogênio no organismo.

Para quem pratica atividades de forma regular e de forma intensa a valina auxilia a recuperação das fibras musculares, proporcionando desta forma a hipertrofia.

 

L-LEUCINA: Da mesma forma que a L-VALINA á L-LEUCINA é um aminoácido essencial, seus benefícios incluem a manutenção da massa muscular magra e controle do colesterol.

É o aminoácido mais abundante dentre os aminoácidos de cadeia ramificada e faz parte da composição dos músculos e é o único aminoácido que pode ser usado como energia.

 

L-ISOLEURINA: É o aminoácido essencial para queima de gorduras, pois é utilizado pelo corpo como sintetizador de priteínas e para produzir energia quando se pratica atividades físicas.

 

BCAA E SEUS EFEITOS

Sabe-se que o processo de hipertrofia ocorre devido à micro lesões muscular obtido através de atividades com peso e repetitivamente e posterior sua regeneração tornando os músculos maiores e mais fortes e o BCAA tem papel fundamental neste processo pois proporciona a recuperação das mesmas.

Eleva a produção de insulina que também é um hormônio anabólico e que em sua elevação proporciona ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes permitindo a entrada de glicose nas células, dando mais energia para os treinos.

Então para quem deseja chegar ao objetivo não pode deixar de lado o BCAA.

 

COMO TOMAR BCAA

Recomenda-se consumir de 4 a 8 gramas de BCAA antes e depois do treino. É importante ressaltar que cada fabricante tem suas próprias sugestões de consumo e o ideal é você consultar um nutricionista ou médico antes de consumir qualquer suplemento.

  

QUAL O MELHOR BCAA, EM TABLET, CAPSULA, EM PÓ OU LÍQUIDO?

Existe no mercado uma grande variedade de BCAAs de inúmeras marcas, mais a pergunta que vem crescendo nos fóruns, redes sociais e nas academias é: Qual o melhor o em tablete, em capsula em pó ou líquido?

Bom tudo vai depender da velocidade de absorção de cada um deles já que quanto mais rápida a absorção do BCAA pelo organismo melhores serão os resultados da hipertrofia.

 

1 – BCAA em pó tem a absorção mais rápida e deve ser consumido com sua bebida de preferência.

2 – BCAA em cápsula também tem rápida absorção e um outro benefício é sua praticidade.

3 – BCAA em tablete também muito prático mais tem absorção mais leta do que os 2 anteriores.

4 – BCAA Líquido é o mais prático de todos porque já vem pronto para o consumo porém sua absorção é um pouco mais demorada.

 

BCAA ENGORDA OU EMAGRECE?

Bom se você está pensando que emagrece, pode tirar o “cavalinho da chuva” ele não tem efeito emagrecedor como um termogênico por exemplo. Agora se você quer saber se ele engorda a resposta também é não, pois são aminoácidos responsáveis pela construção muscular desta forma não contém calorias e carboidratos.

 

CONCENTRAÇÃO E PROPORÇÃO

Muitas pessoas ficam confusas em relação aos números que são apresentados na embalagem do BCAA. Em síntese, podem conter dois tipos de números, ou até mesmo os dois ao mesmo tempo, pois um significa a concentração de aminoácidos presentes no BCAA e o outro significa a quantidade de cada aminoácidos, ou seja, quanto tem de L-leucina, L-valina e L-isoleucina.

A concentração do BCAA pode vir escrita em gramas ou apenas o número de miligramas, como por exemplo:

 

BCAA 1,5g = 1500mg
BCAA 3,0g = 3000mg
BCAA 2400(mg)
BCAA 3000 (mg) 

 

Geralmente são colocados em gramas apenas a quantidade de L-leucina presente no produto, enquanto que quando é colocado o número total de miligramas abrange os 3 tipos de aminoácidos:

 

BCAA 2400:
L – leucina: 988mg
L – valina: 706mg
L – isoleucina: 706mg

 

Para saber a quantidade de L-valina e L-isoleucina, quando está escrito em gramas (1,5g), deve ser levado em consideração à proporção do BCAA:

 

2:1:1 – 2 porções de L-leucina, 1 de L-valina e 1 de L-isoleucina;
4:1:1 – 4 porções de L-leucina, 1 de L-valina e 1 de L-isoleucina;
5:1:1 – 5 porções de L-leucina, 1 de L-valina e 1 de L-isoleucina;

 

POR QUE A L-LEUCINA É SEMPRE EM MAIOR QUANTIDADE?

A quantidade de L-leucina presente nos BCAAs é sempre maior, devido a sua maior eficácia no processo de ganho de massa muscular, além da L-leucina ser o único aminoácido metabolizado pelo organismo para a produção de energia quando os músculos estão fadigando. Então quanto maior a quantidade de L-leucina, consequentemente, maior a efetividade do BCAA.

Agora você já sabe como verificar a concentração e a proporção do BCAA que deseja comprar, mas é sempre importante verificar a quantidade de aminoácidos na tabela nutricional do produto, pois pode variar de acordo com cada fabricante.